Com o auxílio dos cookies podemos otimizar melhor a performance do nosso website. Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade, basta clicar no botão ao lado. Selecione “Aceitar Cookies" para continuar navegando.
Open Insurance: como funciona e últimas novidades
Você já ouviu falar em Open Insurance? Essa nova era dos seguros promete revolucionar a forma como as empresas contratam e gerenciam suas apólices.
Com ele, as informações sobre produtos e serviços são compartilhadas de forma mais transparente entre as seguradoras, permitindo que você encontre a solução ideal para sua empresa com muito mais facilidade.
Quer entender como essa tecnologia pode beneficiar o seu negócio? Continue lendo e descubra!
Como funciona o Open Insurance?
O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, permite o compartilhamento de dados e serviços entre empresas credenciadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), sempre com o consentimento do consumidor. Esse processo é 100% digital e monitorado pela SUSEP, assegurando que o usuário tenha controle total sobre seus dados e possa alterar suas decisões a qualquer momento.
A SUSEP é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, também responsável pela supervisão e fiscalização dos mercados de: Previdência privada aberta, Capitalização e Resseguro. Sendo assim, somente seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização autorizadas por ela podem participar do Open Insurance.
O Conselho Deliberativo também desempenha um papel importante, decidindo sobre questões estratégicas, propondo padrões técnicos, definindo normas internas da governança, regulamentando acordos entre sociedades participantes e aprovando orçamentos.
O que é o Open Insurance?
Trata-se de uma iniciativa da SUSEP para inovar o sistema de seguros, promovendo concorrência justa e melhorando a oferta de produtos e serviços aos consumidores. Outro objetivo é a interoperabilidade com o Open Banking, criando um ecossistema mais amplo chamado Open Finance.
O Open Insurance assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços, garantindo que tanto pessoas físicas como jurídicas decidam quando e com qual empresa compartilhar seus dados por meio de Interfaces de Programação de Aplicação (APIs).
Os dados compartilhados incluem:
- Informações cadastrais dos clientes e de seus representantes;
- Dados referentes a apólices, bilhete, certificado, contrato ou título de capitalização;
- Histórico de utilização dos serviços.
Este sistema proporciona benefícios como maior transparência, conveniência e personalização nas interações com as instituições de seguros. Ele também oferece uma variedade ampliada de produtos e serviços que possibilitam preços mais justos e personalização das ofertas.
Qual a relação entre Drex e Open Insurance?
Drex é o real em formato digital regulado e emitido pelo Banco Central em sua plataforma, que irá facilitar transações financeiras, complementando o ecossistema do Open Insurance. Com o Drex, pagamentos e transferências digitais se tornam mais rápidos e eficientes, simplificando o acesso a serviços e reduzindo custos.
Essa integração permite uma experiência mais prática e acessível, favorecendo uma gestão financeira integrada entre seguros e outros serviços financeiros do Open Finance. Isso amplia o alcance e a personalização das seguradoras, beneficiando tanto empresas quanto consumidores.
Qual a diferença entre Open Insurance e Open Finance?
Ambos fazem parte do mesmo ecossistema e estão interoperáveis, o que significa que podem "conversar" entre si, mas possuem focos distintos. O Open Finance, de acordo com o portal do Banco Central, é uma ampliação do Open Banking para abranger toda a integração de dados e serviços financeiros, como contas, investimentos e empréstimos, visando maior conectividade entre instituições financeiras.
Já o Open Insurance é um projeto da SUSEP que concentra-se especificamente no compartilhamento de dados e serviços de seguros. Ele permite o acesso e compartilhamento de informações com instituições, ampliando a oferta e busca e facilitando a comparação entre planos de diferentes empresas.
Sistema de apólice: últimas novidades sobre o Open Insurance
Conforme o portal da Fenacor, a SUSEP determinou que todas as transmissoras do Open Insurance devem disponibilizar APIs e frontends (em apps ou sistemas web) para facilitar o consentimento dos clientes, seguindo o Manual de Experiência do Cliente e o Manual da APIs. Além deles, deve-se seguir também o Guia de Experiência do Usuário do Portal do Open Insurance Brasil.
Elas também devem participar dos testes síncronos de avaliação e resolver eventuais chamados dentro do SLA definido pelo departamento de Governança do OPIN (Estrutura Inicial de Governança do Open Insurance).
A SUSEP seguirá monitorando o processo e poderá aplicar sanções em caso de descumprimento. Essa medida foi implementada devido à baixa taxa de sucesso dos testes e à obrigatoriedade de transmissão de dados entre as sociedades participantes.
De acordo com o órgão, possíveis dúvidas sobre como proceder em testes de jornada devem ser direcionadas ao Service Desk da Estrutura Inicial de Governança do OPIN.
Open Insurance: vantagens para o Seguro Empresarial
Personalização de produtos e serviços
O Open Insurance permite que seguradoras acessem dados empresariais, oferecendo soluções mais ajustadas às necessidades específicas de cada negócio conforme seu perfil, tamanho e setor. Isso evita o pagamento de coberturas desnecessárias e garante proteção contra riscos mais relevantes para o seu ramo de atuação.
Comparação facilitada de planos
Isso aumenta a competitividade entre as seguradoras e possibilita melhores escolhas, pois reduz o tempo e o esforço envolvidos na seleção de um produto adequado. Isto ajuda na tomada de decisões mais conscientes e estratégicas, que maximizam custo-benefício.
Agilidade no atendimento e processamento de dados
Através do compartilhamento de dados via APIs, o Open Insurance facilita o atendimento de alguns processos, como abertura de sinistros e atualização de apólices. Desta forma, é possível evitar períodos de espera para dedicação à resolução de problemas, mantendo a operação com menos interrupções.
Facilidade no gerenciamento de apólices
Ao convergir as informações em uma única plataforma, o gerenciamento de apólices torna-se mais simplificado, permitindo o acompanhamento dos produtos e serviços contratados, bem como suas condições.
Essa centralização melhora o controle sobre as proteções vigentes e as condições de cada contrato, permitindo uma visão clara dos investimentos e a tomada de decisões mais estratégica.
Segurança e transparência nos dados
O Open Insurance segue normas rígidas de proteção de dados, o que proporciona mais confiança no compartilhamento de informações. Desta forma, você ganha mais convicção para contratar serviços, sabendo que suas informações estão seguras e serão usadas de maneira ética.
Resposta rápida a mudanças regulatórias
Facilitar a atualização de dados e processos permite que as empresas estejam sempre em conformidade com as normas de seu setor. Isto além de reduzir os riscos de multas ou sanções, garante que o Seguro Empresarial esteja alinhado às diretrizes regulatórias.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Através da transparência de dados, é possível optar por seguros que promovam práticas sustentáveis em sua atuação. Essa abordagem fortalece a imagem da empresa e atrai consumidores e parceiros que valorizam a responsabilidade social, ajudando a construir um mercado mais consciente, que contribui positivamente para o ambiente e a sociedade.
Conheça o Seguro Empresarial da BB Seguros
Agora que você já sabe quais os principais desafios e a importância do Open Insurance, conheça o Seguro Empresarial da BB Seguros: um produto pensado para cuidar do seu patrimônio, assegurar resultados e garantir sua tranquilidade. Escolha o melhor plano para o seu negócio e proteja sua empresa contra diferentes situações inesperadas, desde incêndios, imprevistos em home office e até deterioração de mercadorias. Acesse nosso site e saiba mais