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BB Seguros
calendar-3 03 de Fevereiro de 2025

Quais são as burocracias após falecimento? Veja como lidar!

A perda de um ente querido é um momento difícil e delicado, que exige muita atenção. Além da dor do luto, a família precisa lidar com uma série de burocracias após o falecimento como documentos para enterro, inventário ou pensão por morte. Estes são apenas alguns exemplos dos procedimentos que precisam ser realizados que podem gerar dúvidas e incertezas.

Neste artigo, vamos te orientar sobre quais são os principais passos a serem seguidos após o falecimento de um familiar e como você pode lidar com essas questões de forma mais tranquila.

Quais as burocracias após o falecimento de um ente querido?

Após este momento, é necessário lidar com alguns processos, como a emissão da certidão de óbito, que deve ser feita em até 24 horas. Esse documento é importante para iniciar os trâmites de encerramento de contas, pensões, e, caso exista, a liberação do Seguro de Vida.

Também é preciso abrir um inventário para dividir bens e propriedades entre os herdeiros, o que envolve custos e tempo para ser finalizado. Encerrar contas bancárias, transferir bens e gerenciar tributos são outras demandas que podem surgir. 

Outras etapas incluem cancelar documentos como RG e Carteira de Motorista, já que os Cartórios comunicam os órgãos emissores sobre o falecimento. Caso a morte ocorra em via pública, é necessário chamar a polícia para encaminhar o corpo ao IML.

Entenda quais são os trâmites pós-morte

1. Solicitar o atestado de óbito

Utilizado para confirmar o falecimento e registrar a causa da morte, esse documento é o primeiro passo para oficializar os processos burocráticos, permitindo que a família prossiga com os trâmites legais. 

Em hospitais, o próprio médico de plantão emite o atestado, enquanto, em casos de morte fora do ambiente hospitalar, é preciso solicitar um médico ou acionar o serviço de saúde.

2. Realizar o boletim de ocorrência

Em casos de falecimento por causas não naturais ou suspeitas, é necessário registrar um boletim de ocorrência (B.O.) junto à polícia. Esse documento dará início a investigação para verificar as circunstâncias que envolveram o ocorrido. 

O boletim serve também como uma medida oficial que complementa o atestado de óbito nesses casos. Ele permite que a família tenha um registro formal e facilita o encaminhamento de possíveis indenizações do seguro, garantindo que todas as etapas legais estejam documentadas.

3. Contratar o serviço funerário

Em seguida, deve-se contratar o serviço funerário para providenciar o sepultamento ou cremação. Ele inclui a preparação do corpo, aluguel de espaço para velório, transporte, entre outros para que a família possa se despedir do ente querido com dignidade e respeito.

4. Obter a certidão de óbito

Este documento é emitido no cartório com base no atestado de óbito, oficializando o falecimento. Ele será necessário para todos os procedimentos legais que virão, como o encerramento de contas bancárias, transferência de bens e início do inventário. Sem a certidão, muitos processos legais não podem ser realizados.

Ela deve ser emitida o mais rápido possível para evitar atrasos nas etapas posteriores. Com a certidão em mãos, a família pode iniciar outros processos necessários e, caso haja um Seguro de Vida, iniciar a solicitação de indenização junto à seguradora.

5. Verificar documentos e contas

Esse levantamento ajuda a entender quais os compromissos financeiros existentes e identificar direitos, como benefícios de seguro ou previdência, que podem auxiliar a família. 

 Ter essa organização também é importante para o fechamento de contas e pagamento de dívidas, se houver, para evitar cobranças futuras. Além de facilitar a administração do patrimônio deixado para a divisão de bens entre os herdeiros.

Quais os documentos necessários pós-morte?

Além do atestado e certidão de óbito, outros documentos que são úteis para solicitar são:

 

  • Documentos pessoais: como RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista, certidão de nascimento ou de casamento. 
  • Cartão do INSS: se a pessoa falecida era beneficiária do INSS. 
  • Documentos para o sepultamento: como declaração de óbito, nota de contratação do funeral e, se em túmulo da família, a carta de concessão. 
  • Documentos para cremação: autorização preenchida, assinada e com firma reconhecida no cartório por parente de grau direto e mais duas testemunhas.
  • Documentos para o requerimento de pensão por morte: certidão de óbito ou documento que comprove a morte e a qualidade de dependente. 
  • Documentos para o encerramento de contas bancárias: certidão de óbito e documentos de identidade. 

Como acionar o Seguro de Vida após a morte de alguém?

É necessário entrar em contato com a seguradora seja por telefone ou online e fazer a solicitação. Cada instituição possui seus próprios processos, por isso entre em contato assim que possível para orientações sobre o seu caso e enviar a documentação.

A situação será analisada, confirmando o pagamento dos prêmios, bem como se as condições do contrato foram seguidas. O pagamento da indenização pode ocorrer em até 30 dias após a abertura do sinistro desde que todos os documentos necessários estejam inseridos no processo, a depender da seguradora, características da apólice ou documentação incompleta. 

Como lidar com o luto? Dicas para enfrentar a perda

Aceite o tempo do luto

O luto é um processo único para cada pessoa e leva tempo para ser superado. Por isso, é importante permitir-se sentir todas as emoções e não se cobrar por se recuperar rapidamente. 

Aceitar esse momento é fundamental para um luto saudável, pois ajuda a processar a perda e evita que sentimentos sejam reprimidos.

Busque apoio na família e amigos

Compartilhar sentimentos com pessoas próximas pode ajudar a aliviar a dor. Amigos e familiares fornecem uma rede de apoio, tornando o processo menos solitário e mais acolhedor. Falar sobre a perda permite que você se sinta compreendido e apoiado, ajudando a lidar com o luto de forma mais leve emocionalmente.

Cuide da saúde mental

Terapia ou grupos de apoio podem auxiliar no processo, oferecendo ferramentas para lidar com este momento. Isto ajuda a evitar que a tristeza evolua para estados mais graves, promovendo um processo de cura mais saudável.

Mantenha uma rotina

A rotina auxilia na recuperação, permitindo momentos de distração e equilíbrio, essenciais para enfrentar o luto de maneira mais serena. Mesmo pequenas atividades como caminhar, ler ou ter um hobby podem ser reconfortantes, pois ajudam a trazer um senso de normalidade e controle em um período de mudança.

Homenageie a pessoa que se foi

Guardar fotos ou plantar uma árvore em memória do ente querido são pequenas atitudes que podem ajudar a lidar com a saudade de forma positiva. Essas homenagens transformam o luto em uma lembrança carinhosa para celebrar a vida de quem se foi de uma forma mais leve.

Reduza a burocracia após falecimento com o Seguro de Vida

O Seguro de Vida é uma ferramenta importante para ajudar a descomplicar a burocracia após o falecimento, pois através de suas coberturas e assistências, você estará amparado emocional e financeiramente para lidar com esta situação delicada.

O Seguro de Vida da BB Seguros por exemplo, foi pensado para oferecer soluções que garantam seu bem-estar e conforto, repleto de benefícios e vantagens criados na medida certa para você. Conte com coberturas por morte natural ou acidental, auxílio funeral, e muito mais. 

Também é possível personalizar sua proteção com diferentes serviços, criando uma apólice que se adapte ao seu perfil. Confira a seguir quais são os planos disponíveis e, para mais informações, visite nosso site ou baixe o app

Conheça os planos do Seguro de Vida da BB Seguros

Com o Seguro pra Vida Leve,  você tem estabilidade financeira da sua família caso você venha a faltar.  

Já o Seguro pra Vida Plena, cuida dos impactos financeiros do seu dia a dia relacionados à sua saúde, além de garantir suporte para seu amigo de quatro patas. 

E o Seguro pra Vida Total, combina um amplo portfólio de serviços para assegurar você com coberturas pensadas para promover sua qualidade de vida. Você ainda pode escolher um benefício adicional. 

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